Páginas

quarta-feira, 9 de julho de 2014

FUTEBA PEREBUDOS 03/07/2014...

VERMLHOS 10x11 BRANCOS

Toda quinta-feira é uma fábrica de distribuição de alegrias e tristezas. Para a alegria de um time o outro, consequentemente, se decepciona. Mas de tempos para cá, mesmo os derrotados em campo não saem perdedores. Porque suas vitórias são construídas na sua dedicação, no virtuosismo de suas atuações ao longo dos anos e não apenas no resultado que atingem em um jogo.
As condições da produção da conquista antecedem qualquer resultado. Estes derrotados já venceram, na excelência de suas ações, tudo o que precisavam vencer.
Assim também é na vida. Vencer não é um resultado, mas uma longa e árdua construção, que pouco tem a ver com a conquista derradeira, e muito tem a ver com a construção de valores, hábitos e práticas excelentes, que pavimentam o caminho para qualquer vitória. Assim como a derrota, toda vitória é anterior a ela mesma.
Apreciamos futebol e manifestações de amizade, por isso intenções desconexas a esse propósito devem ser rapidamente percebidas e frustradas, fazendo enxergar com responsabilidade que os possíveis rótulos são frutos da nossa própria existência e essência. Penso que é feliz e maduro aquele que sabe soborear uma típica costela porto-alegrense em boa companhia, quem não tem vergonha de se envergonhar, e quem se sente parte importante de um todo, seja fazendo cinco gols na mesma partida ou assistindo o jogo do banco tomando uma cerveja gelada. E isso é que deveria ocupar lugar de honra no nosso ranking particular. São verdadeiros derrotados quem não não tem mais nada para se orgulhar além do futebol.


 Adaptação do texto de Clóvis de Barros