Páginas

terça-feira, 3 de abril de 2012

Du Pepper

 

Pimenta para todos os gostosE-mail

pimenta 11A pimenta traz consigo alguns mitos, como por exemplo o de que provoca gastrite, úlcera, pressão alta etc, mas na verdade é totalmente o oposto, se utilizada na medida certa. Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta tem qualidades farmacológicas importantes. A substância química que dá à pimenta o seu caráter ardido é exatamente aquela que possui as propriedades benéficas à saúde. Algumas delas são a dissolução de coágulos sanguíneos, efeito antiinflamatório, antioxidante e capacidade de liberar endorfina. São características como essas, além do seu lado gastronômico, que atraiu a curiosidade de Duilio Cabral, produtor artesanal de molhos de pimenta.
Tudo começou como um passatempo. “A cozinha sempre foi meu hobby. Um dia, tentei imitar um típico molho de pimenta em casa, o tabasco. Não cheguei nem perto do resultado esperado, mas comecei a gostar de criar outras fórmulas”, explica Duilio. Quando os amigos do ... gostaram das suas invenções, e logo os amigos de seus amigos, ele começou a comercializar seus molhos, como um negócio secundário, chamado de Du Pepper. Duilio usa como base três tipos de pimenta: a malagueta, a dedo de moça e a jalapeño. “Criei cinco ou seis fórmulas, que tenho como próprias. A partir delas, produzo alguns molhos especiais, com a mistura de espécies que consigo de vez em quando”, relata.
Como a região não tem grande de tradição de cultivar pimenta, Duilio tem uma certa dificuldade em conseguir novos tipos. “Quando viajo procuro trazer alguma coisa, e meus amigos também, quando vão para outro lugar, me presenteiam com algumas espécies típicas da região”. Foi assim, por exemplo, que Duilio criou a Mex Pepper, uma mistura de pimentas mexicanas adicionadas à sua formula, que foram trazidas por ele de Cancún durante uma viagem. Além das exóticas, Duilio aproveita muitas espécies adquiridas principalmente no Mercado Municipal, em Curitiba, e na produção do Sítio Orestes Maciel, de seus sogros, localizado na Tesoura.
“Não é meu ganha-pão, mas me traz alegrias”, brinca. Duilio se informa muito sobre os benefícios — tanto gastronômicos como medicinais — da pimenta, e une o útil ao agradável. Produz quando está de folga e vende um pouco aqui e ali, aos amigos próximos e a alguns comércios que se interessam pela exclusividade do sabor e pela garantia de um produto artesanal e sem conservantes. “Por mais simples que seja a comida, com o sabor da pimenta ela fica ótima”.
Os molhos especiais Du Pepper podem ser adquiridos pelo telefone 8803 8422.

Fonte: www.jornalaconteceu.com.br